Desmame natural é tudo de bom!

Marina está com 1 ano e 7 meses, mama no peito, não usa chupetas, mamadeiras, nem toma outros leites.

Marina mama bastante ainda e, por muitas vezes parece que, se não houvesse comida, viveria muito bem só com o meu leite.

O primeiro sinal dela de desmame natural foi quando ela começou a aceitar melhor os alimentos mais ou menos por volta dos 12 meses. Até então o desmame era por nossa contra, certo? Digo isso porque ela não pediu para começar a comer aos 6 meses, nós é que introduzimos, não é mesmo?

Hoje ela come, mama, toma suco mas como toda criança da idade dela, às vezes têm suas greves de café da manhã, de janta, normal.

Há alguns dias têm dado outros sinais. E eu estou achando muito legal vivenciar.

Ontem ela tomou um pouco do tetê e disse: "Ruim!" e tirou a boca. Deu uma risadinha e voltou a mamar.

Há algumas noites ela têm mamado e pedido para dormir sem estar no peito. É claro que está dando mais trabalho, porque muitas vezes ela resolve brincar...estamos tendo que aprender a fazê-la dormir fora do peito (que difícil!).

Mas ainda mama uma vez na madrugada.

E, hoje de manhã, ao acordar, ela sorriu, me deu um beijo, falou bom dia e pediu "tetê". Mamou um peito algum tempo e falou: "outro tetê, acabou!" Dei risada e coloquei-a no outro peito. Mamou, mamou, mamou e disse: "Acabou!" e saiu para brincar, como se o leite tivesse acabado. Ainda tinha leite, é lógico, mas o fluxo estava bem menor, porque ela já tinha mamado.

Depois não quis café da manhã e mamou mais uma vez até a hora do almoço.

Como é gostoso ver os sinais do desmame natural, o início dos interesses por outras coisas, sem forçar. Cada coisa a seu tempo.

Comentários

  1. A minha Izabelly mamou até 1 ano e 6 meses... como eu queria mais, e mais, mas... ela largou, sem sofrimentos, sem brigas, apenas largou, parou... ela não sentiu, eu não senti... foi natural, e isso me deixa satisfeita... sofri muito no inicio da amamentação, mas estava disposta a amamentar, e consegui.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas