O que é mais difícil: Tirar o peito ou a mamadeira e a chupeta?

Venho passando por um bombardeio de "até quando você vai amamentar?"

Na verdade, acho que não é por maldade, talvez muitas pessoas achem que isso é um sacrifício, cansativo, crie dependência, seja desnecessário...enfim. Se você amamenta é porque amamenta, se você dá mamadeira é porque dá mamadeira...na verdade, todo mundo tem um conselho, uma dica e você nunca agrada a todos.

Conversa vai conversa vem nesse tema, já ouvi mais de uma vez: "Ah, não chupa chupeta, que bacana! mas quero ver conseguir tirar o peito."

Na hora me faltam as respostas, mas até é bom porque como dizia minha mãe, se você não tem nada de bom para falar, encha a boca de água. Então, tenho tentado fazer limonada desses limões que recebo, tentando formar um raciocínio sobre minhas escolhas e é claro, para não xingar a pessoa também (hehehe).

Quantas crianças grandes ou pelo menos com mais de 2 anos você vê mamando em público? Eu não vejo.

Agora, eu te falo: vejo frequentemente crianças grandes (4 a 6 anos ou mais!) no meu local de trabalho (trabalho em uma UBS - antigo Posto de Saúde) com chupeta na boca, com mamadeiras, copos que são quase uma mamadeira...Na verdade, existem teorias que dizem que a idade média do desmame do ser humano na natureza seria entre os 2,5 e 7 anos, ou seja, há uma necessidade de sucção natural, não condeno a criança. A criança é transferida, pelos adultos, do peito para os bicos artificais e completa com eles sua fase oral.


Então eu concluo que, ou essas crianças estão mamando escondidas em casa (que é quase o que estou fazendo) ou então que é muito mais fácil deixar o peito do que as chupetas e mamadeiras. Para a maioria das pessoas, mamar o peito em público é obsceno, é feio, intimida as pessoas. A chupeta e a mamadeira não têm este impacto, é socialmente mais aceita.
 
Só para finalizar  a questão das chupetas e mamadeiras, deixando de lado minha opinião pessoal sobre o significado do uso indiscriminado desses artifícios, tecnicamente posso afirmar que elas interferem no crescimento e desenvolvimento do maxilar, atrapalham o posicionamento dos dentes, da mordida, da formação do palato duro, promovem a respiração bucal, são muito pouco higiênicas, difíceis de limpar e caras. O conteúdo das mamadeiras também está longe de ser algo saudável. E isso é só o começo dos problemas.

Eu mesma tive que extrair 8 dentes, usar aparelho ortodôntico por 5 anos, continuo com mordida cruzada, ganhei várias retrações de gengiva, muitas cáries, sensibilidade ao calor e ao frio, tive que alterar a profundidade do meu céu da boca, fiquei com disfunção da ATM, não tenho abertura total da boca sem dor, e não sei se chego ao final da vida com os dentes, visto que boa parte das raízes dos meus dentes foram reabsorvidas. Ganhei também um hábito oral de roer unhas e dedos. E foi duro tirar minha chupeta e mamadeira, lembro do gosto delas até hoje. Tomei mamadeira até os quase 6 anos e chupeta até os 4/5 anos. E com certeza minha mãe também ouviu: "Chupa chupeta? Chi...quero ver tirar depois..."




Comentários

  1. I'm not sure if I translated this page correctly. But I think all mother's should do what works best for them. I am pro-breastfeeding and pro-child led weaning and very against formula, bottles and pacifiers. So my children will never have those things (bottles, pacifiers, formula). I also think you need to not listen to what other say and do what your own "gut" or intuition tells you is right for YOU and YOUR child. It doesn't matter what other people think or say, because at the end of the day, they are not YOU and it is not THEIR child. Good Luck!

    ResponderExcluir
  2. Oi,vim conhecer seu Blog,amei e já estou super seguindo,parabêns por esse cantinho lindo e muito sucesso aqui!

    Te convido para conhecer meu Blog e se gostar e puder seguir também,será muito bem vinda!

    Ah,tem sorteio rolando por lá,participa? :)

    Beijinhos no core!

    http://umamulherbemvestida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Esse post tem realmente tudo a ver com o que tenho passado nas esperas da pediatra e outros lugares..vc acredita que ficam me perguntando por que o Theo ainda mama?? Ele é grande, quando ele tinha 4 meses ouvi a primeira critica quando fui na escola do meu sobrinho, uma mãe chegou e disse: "Desse tamanho e ainda mama??" Aí eu disse que ele só tinha 4 meses e a mãe inconformada "Mais também come papinha neh?" Como assim? Se até bebê criticam, imagina o que vc não passa com a Marina..triste isso.
    Bjão!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas